Acesso à informação
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste

Observatório Saúde na Mídia

Observatório Saúde na Mídia

Início do conteúdo

03/10/2018

Nova edição da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde traz 15 artigos sobre Comunicação & Saúde


A mais recente edição da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde tem como foco o tema da Comunicação & Saúde. Conforme consta na apresentação da edição, assinada pela coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Icict/Fiocruz, Janine Cardoso, os textos expressam a variedade de abordagens teóricas e metodológicas que caracterizam a produção na interface da comunicação e saúde.

Com predomínio do jornalismo impresso nos quinze trabalhos, surpreende a escolha dos objetos de pesquisa. "A boa surpresa é que ao lado de diários muito estudados, como a Folha de S. Paulo, vários textos privilegiam jornais de importância local ou regional. Também é marcante a opção metodológica pela análise de conteúdo, embora sejam variadas as perspectivas teóricas dos autores que a mobilizam, das mais críticas, inspiradas nos autores da Escola de Frankfurt, às mais confiantes quanto ao seu potencial educativo e mobilizador em prol do interesse público, em geral, e da saúde pública, em particular. Também é notável a eleição do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos textos (não só) jornalísticos", pontua a pesquisadora. 

A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde é editada na Universidade Federal do Espírito Santo e esta edição foi organizada pelo grupo de pesquisa da instituição  Comunicação e Saúde Coletiva, por meio do edital do Programa de Extensão Saúde coletiva, comunicação e cultura (proext 2016). 
 

Voltar ao topoVoltar