Acesso à informação
Início do conteúdo

Notícias

terça-feira, 12 Novembro, 2019

A revista Radis - Comunicação e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, lança o primeiro episódio do seu podcast “Na Escuta”, com a temática “Coringa e Saúde Mental”, que põe em cena o personagem central do filme “Coringa”. O convidado da revista foi o pesquisador Fernando Freitas, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), que em uma entrevista com o editor da Radis, Adriano De Lavor, analisa como as questões da saúde mental foram abordadas no filme. Diante da pergunta se ele compartilha da crítica que o filme glamouriza a violência, Fernando diz que a violência que o filme retrata está hoje espalhada no mundo, caracterizando a “revolta daqueles que se sentem excluídos da sociedade, que se sentem sem raízes, os precarizados”, frase que de certa forma estrutura o desenvolvimento de seu argumento. 

Primeiro episódio do podcast “Na Escuta”, da revista Radis:  https://soundcloud.com/radisfiocruz

terça-feira, 7 Maio, 2019

A revista Interface publicou em sua mais recente edição um artigo científico que analisa 15 anos da produção científica sobre a cobertura joranlística de temas de interesse para a saúde coletiva.  O  estudo caracteriza o perfil da produção científica, publicada de 2000 a 2015, voltada para a análise de notícias que tratam de temas da saúde das populações. Os 64 manuscritos incluídos foram organizados nas seguintes categorias: tema, produção de dados, métodos de análise e meios de comunicação investigados.

sexta-feira, 1 Março, 2019

A Fiocruz Brasília, por meio da Assessoria de Comunicação, lançou esta semana o primeiro livro da série As Relações da Saúde Pública com a Imprensa. A obra é homônima ao tradicional evento promovido desde 2007 na instituição, e que agrega jornalistas, profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes para debaterem e apresentarem propostas aos desafios que surgem do encontro da comunicação com a saúde, no cotidiano.

 

terça-feira, 5 Fevereiro, 2019

Fake news fazem mal à saúde. E a Fiocruz Brasília, por meio de sua Assessoria de Comunicação, vai reunir jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e interessados no tema entre os dias 18 e 21 de março, para o II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde. 

terça-feira, 16 Outubro, 2018

Novembro de 2015, nossa memória visual, emocional, histórica, socioambiental e da saúde sofreu profundo impacto. Somos ‘afetados’ e tragados pelas imagens e sons de buzinas, de gritos e pelo desespero. Muitas vidas sem vida. Era o resultado da avalanche de lama e resíduos que se constituiu na “tragédia-crime” da mineradora Samarco e suas acionistas.

quarta-feira, 3 Outubro, 2018

Diversas notícias chegam diariamente em nossos perfis nas mídias sociais, mas nem todas são verdadeiras. As fake news, ou notícias falsas, se espalham com frequência e são alvo de preocupação pelo impacto em diversas áreas e na saúde não é diferente. Para discutir o tema, a Fiocruz Brasília realizará, no início de 2019, mais um Seminário Internacional As relações da saúde pública com a imprensa. A sexta edição do evento apresenta algumas novidades, como um espaço para submissão de trabalhos científicos e relatos de experiências e também um curso livre sobre o tema.

quarta-feira, 3 Outubro, 2018

A mais recente edição da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde tem como foco o tema da Comunicação & Saúde. Conforme consta na apresentação da edição, assinada pela coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Icict/Fiocruz, Janine Cardoso, os textos expressam a variedade de abordagens teóricas e metodológicas que caracterizam a produção na interface da comunicação e saúde.

quinta-feira, 5 Julho, 2018

Os rumores em torno de um mesmo acontecimento já existem bem antes da internet. Mas, na era das mídias digitais, as notícias falsas se sofisticaram: relatos inverídicos, verdades parciais e boatos estapafúrdios são compartilhados por meio de blogs, sites, perfis (legítimos ou não) em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp, na velocidade de um foguete.

Na Radis de julho, veja como funciona a lógica das fake news e quais as estratégias para se lidar com seus efeitos, inclusive na saúde

 

segunda-feira, 14 Maio, 2018

Como a linguagem terapêutica da contemporaneidade, em circulação midiática, produz novos sentidos de saúde e masculinidade? 

O jornalista Roberto Abib, da seção Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, especialista em Comunicação e Saúde pela Fiocruz e mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ apresenta uma reflexão sobre o tema. 

quarta-feira, 2 Maio, 2018

Em tempos de redes sociais, em que informações sobre qualquer assunto são encontradas facilmente, cresce também o acúmulo de notícias falsas que são divulgadas como verdade. As famosas “fake news” e seus impactos na saúde são abordadas, sob diferentes perspectivas, no volume 12, número 1, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. 

quinta-feira, 5 Abril, 2018

Fruto do desejo de celebrar os trinta anos de um instituto da Fundação Oswaldo Cruz que assumiu para si a complexa tarefa de desenvolver inúmeras atividades voltadas à informação e à comunicação em ciência e tecnologia e saúde, a obra reúne nove artigos de professores e pesquisadores que investigam e problematizam, seja em seu cotidiano profissional, seja em salas de aula, os intrigantes e dinâmicos temas da comunicação e da informação e suas interrelações.

sexta-feira, 1 Dezembro, 2017

Novidade nas prateleiras! 
O livro Mediações Comunicativas da Saúde, organizado pelo pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz) Igor Sacramento,  traz estudos sobre as mediações e a pesquisa em comunicação e saúde, e conta com artigos de pesquisadores do Observatório Saúde na Mídia e outros colaboradores. 

sexta-feira, 1 Dezembro, 2017

 

O conteúdo do I Seminário Internacional e V Seminário Nacional As relações da saúde pública com a imprensa: Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas já está disponível online no canal da Fiocruz Brasília no youtube. Para acessar, clique aqui.

 

quinta-feira, 22 Junho, 2017

Como o Correio Brasiliense apresenta as informações sobre a saúde pública brasileira? A partir desta pergunta, a estudante de saúde coletiva da Universidade de Brasília, Rianna Moraes, desenvolveu seu trabalho de fim de curso apresentado no dia 21 de junho. 

Páginas

Voltar ao topoVoltar